A recuperação do Autódromo de Caruaru é debatida em Audiência Pública

PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira (01), o Poder Legislativo de Caruaru realizou a Audiência Pública que tratou das propostas de requalificação do Autódromo Internacional Ayrton Senna. O debate seguiu propositura apresentada pelo vereador Mano do Som (União Brasil). Foi de comum consenso entre todos os presentes que a melhoria do espaço é fundamental para fomentar a economia da cidade.

O Autódromo foi inaugurado em 1992 e rebatizado após a morte do piloto Ayrton Senna. É um dos três locais de prova na região nordeste, porém deixou de funcionar em 2015. Em seu momento, o propositor da audiência citou todos os requerimentos e indicações apresentados para órgãos municipais, estaduais e federais com o objetivo de retomar as atividades no espaço. Segundo o vereador, não existe prazo para a reentrega do autódromo. “Essa audiência tem o intuito de somar forças e captar recursos para que o Autódromo volte a movimentar o município”, pontuou Mano.

“Temos que enxergar o Autódromo como fonte de receita e não de despesa”, afirma Bruno Lambreta. O presidente da Casa também relembrou as investidas que fez para que as instalações passassem por melhorias. “Hoje damos o primeiro ponto de partida para que as medidas sejam aplicadas”, afirmou Lambreta.

O Deputado Federal Lula da Fonte participou da audiência e informou que está em diálogo com os poderes estaduais e federais para que as melhorias ocorram. O parlamentar reforçou a importância do espaço na fomentação do turismo esportivo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), Pedro Augusto, reforçou o compromisso da secretaria em reativar o espaço. Em sua fala, também relembrou a burocracia para que o projeto possa ser aplicado.

A potencialidade da arena ser um espaço poliesportivo foi ressaltado na fala do Presidente da Federação Pernambucana de Automobilismo, Roberto Araújo. Devido às inúmeras possibilidades de uso do espaço, Roberto mencionou o amplo interesse de patrocinadores. “É incalculável a relevância do autódromo em todos os setores da cidade”, complementou.

Na oportunidade, entusiastas e amantes do esporte fizeram suas considerações. “Eu não quero só a pista, quero o espaço para movimentação cultural na cidade”, diz Eduardo Cepo. “Para praticar o esporte eu preciso ir até o autódromo da Paraíba. Caruaru perde muito não tendo esse espaço em funcionamento”, comenta Thiago Gonçalves.

Mano do Som leu nota enviada pela Sedetec, no qual informa que o local recebeu a visita de arquiteto e engenheiro para estudo. Ainda segundo o disposto, o orçamento inicial para a recuperação e adequação do Autódromo é de mais de 16 milhões de reais.

Foto: Vladimir Barreto

PUBLICIDADE