Ontem foi divulgada pelos apresentadores de um programa de rádio de Caruaru, os dados de uma pesquisa, para consumo interno, realizada pelo Instituto Opine, sediado no Recife, com amplo histórico de credibilidade no estado de Pernambuco.
Foram aplicados 800 questionários na cidade e área rural, sendo que o instituto aponta com margem de erro 3,5%, e 95,5% de confiabilidade.
Os dados apontam Rodrigo Pinheiro, gestor atual do município, tendo disputado as duas últimas eleições como vice-prefeito da atual governadora e ex-prefeita Raquel Lyra, contra o ex-deputado e ex-prefeito de Caruaru José Queiroz, apresentando verdadeiro empate técnico, contando Rodrigo com 31,6% das intenções de voto, contra 30,4% de José Queiroz.
Além desses dados foram aplicados questionários de quem o entrevistado não votaria, ou seja, números de rejeição demonstrando José Queiroz com 16,1% e Rodrigo Pinheiro com 12,5%.
Certamente as equipes de comunicação e política dos mencionados pré-candidatos estão se debruçando nesses dados, entretanto, certamente ambos precisam abrir os olhos para, talvez, aquele que vai definir a eleição do ano que vem na capital do Agreste: o Delegado Lessa.
Lessa, que foi deputado estadual entre 2019 e 2022, conseguindo romper a bolha das famílias que governam o município há anos, bem como famílias que contaram com representantes na ALEPE e na Câmara dos Deputados, nos últimos anos, disputou a reeleição para a Assembléia Legislativa de Pernambuco em 2022, obtendo aproximadamente 38.000 (trinta e oito mil) votos, sendo que muitos deles na cidade de Caruaru, para ser mais preciso 18.300 (dezoito mil e trezentos).
Além disso, Erick Lessa disputou as duas últimas eleições para prefeito na cidade, tendo tido boas votações, já que chegou a rivalizar com a ex-prefeita Raquel Lyra no ano de 2020 e 2016, na campanha para prefeito, com perfis parecidos, sendo jovens, delegados de Polícia, com uma grande aceitação na cidade de Caruaru, pois demonstravam um novo perfil de atores políticos com bagagem no serviço público e estabilidade já que são concursados.
Na pesquisa do Instituto Opine, Lessa desponta com 13% das intenções de votos, podendo ser o principal vetor que vai colocar o pêndulo para um dos lados na disputa eleitoral na capital do forró, que se avizinha e parece polarizada, tendo a menor rejeição entre os três primeiros colocados, pois conta com apenas um digito de rejeição, algo em torno de 8%, e tem um eleitorado fiel, já que tem perfil mais conservador, com um forte apelo entre os cristãos da cidade.
Certamente os principais players devem se movimentar o mais rápido possível para contar com Lessa no seu palanque, quem sabe até como candidato a vice-prefeito, pois certamente, num cenário de disputa no ano que vem para a prefeitura de Caruaru, o Delegado pode ser o verdadeiro fiel, para onde penderá a balança eleitoral. A conferir!