Assembleia Legislativa reelege antecipadamente Álvaro Porto para a presidência da Casa no biênio 2025/2026

PUBLICIDADE

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), foi reeleito, nesta terça-feira (14), para o biênio 2025/26. A votação aconteceria em 1º de fevereiro de 2025, mas foi antecipada.

Álvaro obteve 40 votos favoráveis à recondução, enquanto 5 deputados votaram em branco e 1, nulo. Três parlamentares estavam ausentes.

Apesar de ser do mesmo partido que a governadora Raquel Lyra (PSDB), o governo faz críticas nos bastidores ao parlamentar. Álvaro Porto tem buscado a marca de independência da Assembleia, o que desagrada o Executivo.

A antecipação da eleição foi aprovada no dia 7. A proposta de emenda à Constituição, de autoria do deputado João de Nadegi (PV), teve 40 votos favoráveis e nenhum contrário dentre os 49 parlamentares.

Além da presidência, também houve votação para outros cargos da Mesa Diretora. Os eleitos foram:

• Francismar Pontes (PSB) para a primeira vice-presidência;
• Fabrizio Ferraz (Solidariedade) para a segunda vice-presidência;
• Gustavo Gouveia (Solidariedade) para a primeira secretaria;
• Claudiano Martins Filho (PP) para a segunda secretaria;
•. Romero Sales Filho (União Brasil) para a terceira secretaria;
• Alberto Feitosa (PL) para a quarta secretaria.

Quatro suplentes também foram eleitos pelos deputados estaduais.

Em discurso como candidato à reeleição, Álvaro Porto afirmou que o seu formato de atuação terá continuidade. “Tenham certeza que Álvaro Porto vai continuar sendo o mesmo Álvaro Porto, independente, de hoje”, disse, em discurso no plenário antes da votação.

“Aqui, não se trata de governo nem de oposição. Trata-se de uma Casa plural, que vem fazendo um trabalho voltado para o povo de Pernambuco. Até hoje, [de] todos os projetos enviados pelo governo do estado, o que foi bom para Pernambuco e para o povo foi aprovado. E esse trabalho vai permanecer”, completou.

PUBLICIDADE