O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por esse motivo, em todo o mundo, a campanha ‘Novembro Azul’ tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença.
No Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, a data foi lembrada nessas quarta (29) e quinta-feira (30) com o evento “Diálogos sobre o autocuidado masculino”. Voltada para os colaboradores do sexo masculino, a ação contou com palestras de conscientização realizadas por uma equipe multiprofissional. Dentre os temas, saúde mental, a importância da prevenção do câncer de próstata e ergonomia do trabalho, que visa proporcionar aos funcionários um ambiente compatível com as suas necessidades físicas, emocionais e mentais, reduzindo a exposição dos colaboradores a riscos ergonômicos.
Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HRA, Gabriel Gomes, o momento é de conscientização, principalmente porque, com a cultura machista da nossa sociedade, o tema ainda é um tabu. “Precisamos mostrar aos homens como uma ação preventiva pode salvar suas vidas. Antes de qualquer preconceito, está a nossa saúde”, explicou.
A ação foi uma realização conjunta do NEP e do Núcleo de Apoio Psicossocial (NUAPS) do HRA.