Caruaru amplia número de Unidades Básicas de Saúde com implantação de DIU

PUBLICIDADE

Considerando a necessidade de ampliar a oferta da inserção do Dispositivo Intrauterino de cobre (DIU) pela Rede de Atenção Primária de Saúde e o acesso ao planejamento reprodutivo e familiar, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), ampliou o acesso das mulheres ao método contraceptivo para mais Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. A expansão será a partir de 20 de janeiro, seguindo o cronograma e agenda médica de cada unidade.

O procedimento vinha sendo realizado apenas nas UBS’s do Alto do Moura, Terra Vermelha, São João da Escócia I, III e IV e AME Maria Lira. Com a ampliação do serviço, serão incluídas mais 11 unidades de saúde: Cachoeira Seca, Juá, Malhada de Barreiras Queimadas, José Carlos de Oliveira I, João Mota, Sinhazinha I e II, Ame Pedro Justino, São Francisco II e III, Santa Rosa I, Vassoural I, II e III e AME Luiz Bezerra Torres I e II. Com a expansão, serão implantados, mensalmente, 100 dispositivos intrauterinos.

As pacientes interessadas em fazer a inserção do DIU, podem ir diretamente à UBS de seu território e fazer a solicitação, junto ao profissional de saúde, para receber o encaminhamento. Caso a unidade de referência não tenha sido contemplada ainda, a orientação é seguir para o Departamento de Regulação, que funciona no Complexo de Saúde Jacqueline Fernandes, localizado na Rua Djalma Dutra, bairro Nossa Sra. Das Dores, de segunda a sexta, das 7h às 13h, para agendar o procedimento.

“A inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), em Caruaru, fortalece o vínculo das usuárias com a equipe de saúde da atenção primária e amplia o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou o gerente geral da Atenção Básica, David Oliveira.

PUBLICIDADE