Frei França comemora Jubileu de 40 anos de frade capuchinho

PUBLICIDADE

Caruaruense do Sítio Japecanga, distrito rural da cidade, Frei Luiz de França Fernandes completa no próximo sábado, 27, seu Jubileu de 40 anos de frade capuchinho, onde irá comemorar presidindo a celebração eucarística no Convento de Caruaru, às 19h30. Figura religiosa bastante querida pelos fiéis católicos caruaruenses, Frei França entrou na Ordem Franciscana Capuchinha em 10 de março de 1980, sendo consagrado frade em 18 de janeiro de 1984 na Igreja do Galo, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Com um histórico extenso de contribuição na fé e na caridade cristã, França fez sua formação acadêmica filosófica em 1986, em Maceió, na Universidade Federal de Alagoas, e concluiu sua formação teológica no Instituto Teológico do Recife em 1990. É ordenado sacerdote em 5 de janeiro de 1991, pelas mãos de Dom Hilário Moser, no Convento de Caruaru, já em março de 1991 começa sua atuação no sertão de Pernambuco, no Convento de Ouricuri, onde foi Pároco, Guardião e Coordenador da Pastoral Rural da Diocese de Petrolina, onde permaneceu até 1998.

No início de 1999 assume o grande desafio de ser Guardião e Pároco da Paróquia do Coração Eucarístico em Caruaru, igreja tradicional da cidade, conhecida por sua história precursora na fé católica e das saudosas missões de Frei Damião de Bozzano, considerado santo pelo povo nordestino e Servo de Deus na Igreja Católica em processo de Beatificação. Frei França fica em Caruaru até 2007 onde realizou uma verdadeira revolução administrativa na paróquia e nas comunidades que pertencem à matriz.

Em 2007 recebe mais uma importante missão, a de assumir as funções de Pároco, Reitor e Coordenador das Obras de restauro da Basília da Penha em Recife, sede regional da PRONEB, Província do Nordeste Brasileiro dos frades capuchinhos. Em 2010 é premiado pelo Governo de Pernambuco e pelo Diário de Pernambuco como “Personalidade de destaque na preservação patrimonial do estado”. No mesmo ano é escolhido pela Revista “Isto É” e “Carta Capital” como o único entre os seus pares como Agente e Ator da preservação patrimonial nacional.

Já em 2014 assumiu a cadeira no ICOMOS/UNESCO referente a preservação do patrimônio material. Em 2015 é eleito Conselheiro do Conselho de Preservação Cultural do Estado de Pernambuco, representando o estado em congressos culturais nacionais e internacionais. Em novembro de 2020, seguindo o rito natural da Ordem Franciscana Capuchinha, é transferido para o Convento de Natal, onde exerce nos dias atuais suas atividades religiosas. A história de Frei França é sem dúvida algo que merece ser celebrado e comemorado nessas quatro décadas de dedicação e serviço franciscano.

PUBLICIDADE