Alfabetização de crianças com deficiência é tema de lives nesta semana

PUBLICIDADE

Especialista em educação inclusiva, a psicopedagoga com quase 30 anos de experiência, Lidieri Barros, comanda duas lives com temas importantes nesta semana. Com o retorno às aulas próximo, a profissional aproveita para abordar o tema educação de crianças com deficiência a fim de tirar dúvidas de pais e responsáveis de crianças atípicas.

A primeira live, que será realizada na próxima quinta (25), no Instagram @educacaoespecialpe, tem como título “Alfabetização e audição: a importância de detectar o transtorno do processamento auditivo central (TPAC) para o sucesso na alfabetização”. A partir das 20h07, Lidieri terá uma longa conversa com a fonoaudióloga Lilian Tabosa, que é especialista em linguagem e autismo e pós-graduanda em neurociências, além de ser certificada em ABA, PECS, TEACCH, PROMPT e ILS.

Na sexta (26), às 20h, o tema é “Revolucionando a educação: discussões profundas sobre a implementação e aplicação do método fônico nas escolas municipais”. A convidada é Elaine Giló, neuropsicopedagoga e neurocientista no processo de aprendizagem.

O método fônico, criado por Lidieri Barros, é capaz de provocar a consciência fonológica, que é a capacidade de reconhecer e manipular os sons da linguagem. “São assuntos que devem ser debatidos cada dia mais. É possível, sim, com sucesso, alfabetizar pessoas com deficiência. Dar a elas o acesso ao letramento e à alfabetização é a chave que abre as portas do conhecimento, da igualdade e, claro, do mercado de trabalho”, finaliza Lidieri.

Sobre Lidieri Barros – Psicopedagoga, especialista em educação especial e inclusão com quase 30 anos de experiência, é diretora de dois centros de educação inclusiva e a idealizadora das maletas pedagógicas e de diversos materiais adaptados para alfabetização e letramento. Atualmente, Lidieri Barros assessora mais de 500 crianças em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE