Nesta sexta-feira (2), a Erem Arquipélago Fernando de Noronha e o Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer receberam a visita das secretárias estaduais de Educação, Ivaneide Dantas, e de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luíza Ferreira. Elas foram recebidas pela administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, e pela equipe da Superintendência de Educação de Noronha, que tem à frente o professor Amaro Miguel. O objetivo foi conhecer de perto as instalações e necessidades das duas instituições de ensino, além de aproximar cada vez mais as secretarias estaduais do arquipélago.
“Mais um passo daquilo que nos comprometemos no início do ano passado de trazer os secretários para cá, de aproximar, de fato, a gestão estadual ao arquipélago, à administração de Fernando de Noronha. Ter a secretária estadual de Educação aqui é um momento bastante importante, principalmente para mostrar a nossa realidade, para que a gente possa servir como exemplo para o resto do estado”, ressaltou Thallyta Figuerôa.
Foi a primeira vez que a secretária de Educação visitou a ilha oficialmente e ficou animada com a receptividade dos noronhenses e para executar as ações necessárias. “Primeiro, quero agradecer o acolhimento, porque o povo aqui acolhe a gente com o coração, corpo e alma. É muito importante conhecer a realidade. A educação acontece na escola, ela não acontece no meu gabinete. A gente tem que dar as condições objetivas para que a educação e o processo de ensino e aprendizagem ocorram, e da melhor forma: com motivação, com as condições próprias e da melhor qualidade. E isso é realmente um querer, uma exigência e um investimento da nossa governadora Raquel Lyra. Educação para ela é algo muito primoroso e é dessa forma que a gente vem cuidando: juntos pela Educação”, disse a secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas.
Ana Luiza Ferreira, secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, destacou a importância da vinda ao arquipélago. “A gente vem nesse movimento de trazer os secretários do estado para a ilha. É muito importante ver de perto cada uma das áreas. E a gente fica extremamente feliz, depois de um ano difícil, de arrumação da casa, ter esse momento de chegar junto de Fernando de Noronha e conseguir dar velocidade a todas as mudanças previstas”, frisou.