Nesta quinta-feira (8), o Poder Legislativo de Caruaru reuniu pautas sobre segurança pública, causa animal e saúde. Na sessão ordinária, os parlamentares concederam um momento de homenagem e reconhecimento, iniciado por Perpétua Dantas (PV), à Dona Eunice, uma figura de grande representação na causa social em Caruaru, particularmente na luta pelos direitos dos idosos. Na ocasião, Leonardo Chaves (PSDB), Bruno Lambreta (PSDB) e Fagner Fernandes (PDT) também relembraram momentos importantes da atuação desta que tinha um grande espírito doador, vil e dedicado em servir a comunidade; além de um coração maternal, como disse Perpétua, que se emocionou ao falar de Dona Eunice sob o olhar e carinho de netos e outros familiares presentes no recinto.
Cultura
“Carnaval é símbolo de tradição, de memória, de cultura”, expressou a vereadora Perpétua Dantas, ao desejar um carnaval de paz e muita diversão aos caruaruenses e pernambucanos. A parlamentar relembrou a importância do respeito com as mulheres, que em períodos festivos como o carnavalesco, costumam sofrer ainda mais com importunações sexuais, repetindo a frase que visa a concretização geral: Não é não!
Ao encerrar a reunião, o presidente da Casa Bruno Lambreta também aproveitou para ressaltar a importância histórica e cultural do que pra ele e a grande maioria dos pernambucanos é o melhor Carnaval do mundo. E lembrou a importância de aproveitar a festa com cautela, respeito e leveza.
Saúde
Nelson Diniz (CIDA) falou sobre seu requerimento que busca criar um centro de referência de autismo, a fim de atender as necessidades básicas e de saúde das crianças com autismo e de suas famílias, que também demandam de assistência para os cuidados necessários, destacando que os cuidadores também precisam ser cuidados nesta linda e árdua missão de auxiliar uma criança atípica em seu desenvolvimento.
Saúde Animal é saúde pública
Fagner Fernandes (PDT) destacou sua solicitação ao Poder Executivo na viabilização dos estudos que avaliam a possibilidade de determinados medicamentos do SUS no auxílio a tratamentos em animais. O vereador frisou que entende as dificuldades burocráticas e orçamentárias, mas explicou que defender os animais é uma questão de saúde pública e, portanto, a pauta deve ser considerada. E não desperdiçou a oportunidade de relembrar uma demanda já apresentada pela casa: a inclusão do calendário de vacinação contra a Parvovirose, além de outros vírus que costumam ser igualmente fatais.
Os futuros defensores da Causa animal
O vereador também destacou com orgulho a presença do filho pequeno na galeria da Câmara, elevando a necessidade de ensinar desde cedo o respeito à vida e às causas sociais àqueles que serão o futuro do nosso país.
Segurança Pública
Perpétua opinou sobre a recente notícia da greve do Simpol – Sindicato dos policiais civis, agora no carnaval, e disse se solidarizar com a classe. A parlamentar ressaltou que as políticas em prol da segurança pública devem sair do papel e chegar à prática, com efeitos reais na valorização salarial dos policiais, bem como condições dignas de trabalho: “Eu espero que o plano Juntos pela Segurança saia do discurso e vá pro meio da rua”, concluiu.
Foto: Vladimir Barreto