O Carnaval Vitória das Alegorias teve seu pontapé inicial na noite desta sexta-feira (09), nos principais polos da folia. Aguardado com expectativa, o evento reuniu uma mistura de ritmos antes mesmo do anoitecer, com a programação alternativa e também das secretarias da gestão. Além do Bloco da Primeira Infância, do Lisbela em Folia, Os Batas Brancas e Segura Vó e Vô, realizados pelas pastas municipais, o Clube de Fados Taboquinhas manteve a tradição da sexta pré-carnavalesca. Com vestimentas lusitanas, instrumentos de pau e corda e percussão, o grêmio centenário entoou um único coro pelas ruas da Vitória de Santo Antão.
Já nos palcos, iniciando pelo Polo Matriz, na Praça Dom Luís de Brito, a Orquestra Avalovara iniciou às 19h. Por outro lado, a banda pernambucana Som da Terra, que completará 49 anos em breve, iniciou a festa no Polo Estação do Frevo, na Praça Leão Coroado. A festa prosseguiu e finalizou com Lady Falcão. Para o secretário Demétrius Lisboa, da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte), o início do Carnaval foi além do esperado. “Tivemos um começo de noite com o povo ainda tímido, mas quando o público se tornou único, a festa ficou muito bonita e encheu os olhos dos que estavam presentes, superando ainda as nossas expectativas”.
Para este Sábado de Zé Pereira, as atenções se voltam para o desfile do ÉTesão e ÉTesuda, que é tradição desde 1982. A dinâmica da agremiação se volta especialmente aos foliões fantasiados, às orquestras e à sinergia formada durante o percurso, que inicia no Beco do Dezinho, no Livramento. Além disso, iniciam-se as apresentações no Polo Livramento, na Praça Padre Félix Barreto. Quem sobe ao palco é o cantor vitoriense Flávio Fox, às 20h.
Enquanto isso, o Polo Estação do Frevo volta a receber atrações no segundo dia de festa. A cronologia das apresentações tem a ordem de Jonatha Chocolate, Maestro Forró e Aduílio Mendes, a partir das 20h. “O Vitória das Alegorias está somente iniciando. A festa promete muita coisa, seja no palco, nas ruas, nos blocos e muito mais. Você que não é da cidade, aproveite, porque vale a pena visitar-nos. Tem folia para todos os gostos e todas as idades. Aqui é festa todo dia e o dia todo. Sejam todos bem-vindos em nosso município”, convocou o prefeito Paulo Roberto.
Com mais de 150 agremiações desfilando em todo seu ciclo carnavalesco, Vitória tem o maior Carnaval do interior, sendo conhecida como a cidade “onde os bichos se encontram”. Cisne, Leão, Camelo, Girafa, Galo, Sapo, entre outros animais da fauna brasileira, imprimem seus nomes nos estandartes locais. A programação das agremiações podem ser conferidas no site: www.prefeituradavitoria.pe.gov.br/carnaval. Nesta edição a festa presta homenagens ao Clube de Fados Taboquinhas e ao Clube Misto Urso Branco, que celebram 100 anos de história, além dos carnavalescos Toinho do Atelier, Carlos Freire, Lula Damião e Edvaldo Melo (Ratinho), que faleceram recentemente.