O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve em Caruaru, no Agreste, na manhã desta sexta-feira (1º), para anunciar investimentos para o Aeroporto Oscar Laranjeira.
Durante uma cerimônia, o ministro anunciou que serão investidos R$ 140 milhões no aeroporto afim de ampliar e melhorar os serviços.
Uma das propostas para utilização dos recursos é a ampliação da oferta de voos, com a possibilidade de ofertar voos diretos para o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
A cerimônia contou com a participação de autoridades, como a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB).
A previsão é de que as obras comecem ainda em 2024 e sejam finalizadas em 2026. O projeto do “novo aeroporto”, apresentado durante a cerimônia, prevê os seguintes pontos:
Novo estacionamento
Nova via de acesso
Boulevard comercial no estacionamento
Novo meio fio de acesso
Saguão público
Área de check-in
Salão de embarque e sala de desembarque
Praça de alimentação com vista para o pátio
Saguão público de desembarque.
De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, o aeroporto vai beneficiar 50 cidades de Pernambuco quando estivar pronto, tendo em vista que Caruaru é uma cidade polo do interior do estado. Essa obra vai auxiliar no desenvolvimento do setor de turismo, serviços e o Polo de Confecções do Agreste, segundo o ministro.
“Nós fomos a várias regiões do Brasil e nelas tinham aeroportos estruturados. Não tinha sentido Caruaru, fundamental para o desenvolvimento da região, não ter um aeroporto para atender a população. Apresentamos um projeto ao presidente Lula e ele desde o primeiro autorizou a liberação dos recursos”, afirmou Silvio Costa Filho.
Durante a cerimônia, estiveram presentes também representantes da Azul Linhas Aéreas, empresa que atualmente é responsável pelos voos comerciais no aeroporto de Caruaru. A companhia anunciou que, a partir do dia 10 de junho, começa a operar com aeronaves maiores em Caruaru.
Atualmente, a companhia opera apenas um voo por dia, com capacidade de apenas nove assentos. Agora, a proposta é de ampliar o tamanho das aeronaves e ofertar dois voos diários, garantindo que 140 pessoas possam utilizar o serviço por dia.
“Aproveitando o ensejo do São João, mas ressaltando que esse voo é permanente, isso vai trazer muito desenvolvimento econômico para a região e é com muito orgulho que a Azul faz esse anúncio. Com esse mega aeroporto, deixo também meu com compromisso que, assim que essa obra estiver concluída, a Azul passa a operar com voos de Caruaru direto para São Paulo”, afirmou Fábio Campos, Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas.