Aprender com Saúde – Caruaru promove ação educativa nas escolas municipais sobre a importância da vacinação

PUBLICIDADE

O Programa Aprender com Saúde, da Prefeitura de Caruaru – gerenciado pela Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), está percorrendo escolas municipais durante o mês de março, com uma ação de volta às aulas. Desta vez, as atividades estão sendo promovidas com o intuito de conscientizar pais e alunos sobre a importância da vacinação e manutenção da caderneta vacinal dos pequenos.

Nesta semana, a ação aconteceu em escolas dos bairros Xique-Xique, Indianópolis, Salgado, Divinópolis, Santa Rosa, Novo Mundo, Residencial Luiz Bezerra Torres, São Francisco, e nas vilas Xicuru e Juá, na zona rural. Os alunos receberam a equipe do programa para uma palestra educativa. Os pais e responsáveis também participaram desses momentos e até o Zé Gotinha esteve presente em algumas visitas.

“É muito importante a vacinação para a saúde das crianças e o bem estar delas, proteger contra as doenças. O meu menino tem todas as vacinas em dia. Agora eu estou só esperando a da dengue”, destacou Maria do Socorro da Silva, avó de Alerrandro Cabral, de nove anos, aluno do 5ª ano da Escola Municipal Professora Margarida Maria de Farias Barros Miranda.

Maria Júlia Carvalho, de sete anos, aluna do 2º ano, da mesma escola, tem consciência da importância de se vacinar e até mandou um recado para todos os papais. “Se não tomar vacina, a criança fica doente”, alertou a pequena.

“Essa consciência construída na infância é que faz gerar um público mais consciente do que é importante para as questões de saúde. Por isso, é fundamental que as crianças sejam as protagonistas dessa história e fortaleçam essa consciência nas escolas e nas comunidades em que vivem”, enfatizou a coordenadora do programa, pela SMS, Catarina Souza.

“É fundamental a gente fortalecer a importância da vacinação dentro das escolas, junto aos alunos, com ações educativas de promoção à saúde, que envolvem também os pais e toda a comunidade em que essas crianças estão inseridas e são multiplicadoras dessas informações”, destacou o coordenador do programa, pela Seduc, Herberth Mendonça.

Foto: Felipe Correia/Secom/PMC

PUBLICIDADE