Academia de Cordel de Caruaru é reconhecida como ponto de cultura

PUBLICIDADE

A Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural. A certificação, datada do dia 25 de junho, está em sintonia com os critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (nº 13.018/2014).

Segundo o Ministério da Cultura, essa certificação comprova que a entidade desenvolve e articula atividade culturais na comunidade e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.

Para o atual presidente da ACLC, Nerisvaldo Alves, esse título é um testemunho nacional do comprometido da Academia em preservar e promover a tradição do cordel. “Agora, como Ponto de Cultura Nacional, teremos ainda mais oportunidades para compartilhar nossa paixão pela poesia popular, histórias e rimas que ecoam através das gerações”, comemora, ressaltando que as tratativas para essa conquista começaram na gestão anterior, comandada pelo ex-presidente Davi Geffson. “Juntos, continuaremos a fortalecer nossa herança cultural e a inspirar novas gerações de escritores de cordel”, conclui Nerisvaldo.

Fundada em maio de 2005, a ACLC é uma associação de natureza cultural para fins não econômicos, que busca promover, valorizar e preservar a literatura de cordel e atua em Caruaru e região. Com o reconhecimento como ponto de cultura, a instituição poderá ampliar sua atuação por meio do programa, que promove o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da consecução de convênios celebrados após a realização de chamada pública.

 

PUBLICIDADE