Compesa inicia obra para melhoria do abastecimento de água no bairro Universitário, em Caruaru

PUBLICIDADE

A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa está executando uma importante obra para melhoria do abastecimento de água no bairro Universitário, em Caruaru, no Agreste. A intervenção, que terá um investimento total de R$ 900 mil, será realizada em duas etapas, com o objetivo de causar o mínimo impacto possível na rotina dos moradores da área. Com a iniciativa, a vazão atual de 22 litros por segundo para atendimento ao bairro passará a ser de 50 litros por segundo, ou seja, mais que o dobro. Graças ao avanço das obras da Adutora do Agreste na cidade, o Universitário passará a ser abastecido também pela Estação de Tratamento de Água-ETA Salgado beneficiando 15 mil moradores.

A primeira fase da obra acontecerá entre a PE-95 e a rua Armindo Moura e o prazo de conclusão é para setembro deste ano. Serão implantados 400 metros de adutora de 250 mm na Avenida Portugal e mais 1.200 metros de adutora de 150 mm entre a Avenida Paulo Santos e a Amazonas, o que corresponde a 40% do total da obra. Nessa primeira etapa, já haverá um aumento no volume de água ofertada para a área onde estão localizadas escolas, faculdades, a sede do Ministério Público, do Fórum e da OAB.

A segunda etapa da obra se estenderá até a rua Tupy e a previsão é que seja iniciada após setembro e concluída em janeiro de 2025. Atualmente, o bairro Universitário é abastecido por duas grandes adutoras que recebem água da Estação de Tratamento de Água – ETA Petrópolis. Com o término da obra, o bairro será atendido por mais duas, totalizando quatro adutoras.

Durante o período de execução da obra, o trânsito será interrompido em uma das faixas do trajeto. “Programamos o início da obra para o mês de julho, devido às férias escolares, quando o fluxo de veículos no bairro é menor, buscando causar o menor impacto possível. Ainda assim, contamos com a compreensão da população nesse momento, pois essa é uma obra muito importante e que mudará o padrão de abastecimento no bairro”, explica o gerente de Unidade de Negócios, Antônio Freire.

PUBLICIDADE