Na última quinta-feira (26), na capital pernambucana, ocorreu a “Jornada sobre a Operação Carro-Pipa”, um evento realizado pelo Comando Militar do Nordeste, por meio do Escritório Nacional da Operação Carro-Pipa (ENOCP), com a presença de representantes da Defesa Civil de Caruaru.
O evento foi alusivo aos 26 anos de serviço prestado pelo Exército Brasileiro na ação emergencial de combate aos efeitos da seca e estiagem no semiárido brasileiro, contando com a participação de representantes do GPIPA, Cenad, Defesa Civil de Pernambuco e dos municípios de Caruaru e Pesqueira. Ao final do evento, o debate foi aberto ao público para a troca de experiências e contribuições para a Operação.
“Caruaru segue atenta às necessidades dos moradores da zona rural. Este encontro mostra a importância do trabalho conjunto que estamos realizando, dando o suporte necessário às famílias que precisam de água”, pontuou o secretário de Ordem Pública, Cel. Patrício Filho.
Operação Carro-Pipa — O Programa de Distribuição de Água Potável no semiárido brasileiro foi iniciado em 1998, sob supervisão da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Em setembro do mesmo ano, a Sudene e o Exército Brasileiro firmaram um convênio para atender ao referido Programa. Atualmente, a Operação cobre mais de 400 municípios, atendendo cerca de um milhão e quinhentas mil pessoas. Em Caruaru, a Defesa Civil monitora a distribuição de água em 45 cisternas, que atendem aproximadamente 4 mil pessoas nos quatro distritos da zona rural.
Foto: divulgação/Secom