A história da advocacia pernambucana ganha novos rumos com o registro oficial de uma chapa formada no interior do estado para concorrer em nível estadual nas eleições da OAB-PE. Sob a liderança do atual presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior, a chapa “Coragem pra Mudar” se posiciona como um movimento inovador e ousado, que busca representar os advogados do interior com apoio da advocacia da capital, desafiando as grandes estruturas que dominam o cenário jurídico. Concorre ao lado de Fernando, o candidato a vice-presidente, Rodrigo Piancó.
Com essa proposta, a chapa “Coragem pra Mudar” reflete o clamor por transformação e renovação na OAB, com foco na defesa dos advogados do interior e na descentralização das decisões.
Uma liderança forjada no agreste agora transforma o cenário estadual da advocacia pernambucana. Fernando Júnior é reconhecido por sua trajetória de sucesso, tendo sido eleito duas vezes presidente da OAB Caruaru, com a maior votação da história da subseção. Em 2021, foi reeleito pela segunda vez consecutiva, com aproximadamente 80% dos votos, além de conseguir um feito que há mais de 20 anos não acontecia, que foi a chapa única, sendo reeleito por aclamação.
Durante sua gestão, foi responsável pela construção da nova sede da OAB Caruaru e ampliou a oferta de serviços para todos os municípios da circunscrição, incluindo a van odontológica, vacinação, entre outros, demonstrando seu compromisso com a advocacia local. Também articulou o retorno de advogados que estavam fora do país durante a pandemia, e a permanência da câmara regional do TJPE em Caruaru, entre outros.
Agora, Fernando Júnior lidera uma chapa composta por 129 advogados e advogadas, que atenderam rigorosos critérios de elegibilidade, como paridade de gênero e representatividade racial, com advogados do interior, mas também da capital.
“Esta chapa já é uma vitória. Nunca antes uma candidatura originada no interior disputou as eleições da OAB-PE, e estamos aqui para mostrar que a advocacia do interior também tem voz e força”, destaca Fernando Júnior. “Nossa candidatura é financiada por advogados que vivem a realidade dos fóruns diariamente, e não por grandes bancas que precarizam a advocacia.”
A equipe enfrentou desafios ao longo do processo de registro, como dificuldades na obtenção de certidões junto à OAB Pernambuco, problemas com o sistema de protocolo e na coleta de documentação, mas, mesmo assim, perseverou até o último dia do prazo. “Isso demonstra nossa determinação. Estamos rompendo barreiras e levando uma mensagem de esperança e renovação para a advocacia no estado”, reforça Fernando.
Composição da chapa:
– **Fernando Júnior** – Presidente
– **Rodrigo Piancó** – Vice-presidente
– **Débora Cavalcanti** – Secretária-geral
– **Ingrid Avallone** – Secretária-geral adjunta
– **Nemézio Vasconcelos** – Tesoureiro
– **Adenice Léo** – Tesoureira adjunta
**Biografia de Fernando Júnior**
Formado em Direito pela ASCES-UNITA em 2009, especializou-se em Direito Civil e Empresarial pela Universidade Federal de Pernambuco em 2012. Atua como advogado há 14 anos. Como presidente da OAB Caruaru, liderou a subseção com a maior votação da história e foi reeleito em 2021, consolidando-se como uma liderança regional e, agora, estadual na advocacia pernambucana.
Com a formalização do registro, três chapas concorrerão nas eleições para a presidência da OAB-PE: Ingrid Zanella, Fernando Júnior e Almir Reis.