Jardim Digital 2024 reúne mais de 4 mil pessoas em Belo Jardim no maior festival de Inovação e Tecnologia do Agreste

PUBLICIDADE

O Jardim Digital 2024, maior festival de inovação e tecnologia do Agreste, aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro no campus do IFPE em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Com o tema “O futuro no Agreste e o Agreste do futuro”, o evento foi realizado pela Fundação Bitury, pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Belo Jardim e pela Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Belo Jardim, reafirmando a importância da educação técnica e superior no fortalecimento da inovação e tecnologia na região.

A programação incluiu 16 palestras, com nomes de destaque como Newton Neto, diretor do Google na América Latina, Mariana Polidoro, da Netflix, Sérgio Moura, presidente do Conselho de Administração da Acumuladores Moura, Max Satiro, CMO da V4 Company, Luis Fernando, diretor executivo da Accenture Brasil, Ascânio França CEO da FBR, Rafa Soares da Comeia e Ossi Ferreira, gerente regional da Finep, que abordaram temas relacionados a tecnologia, inovação e empreendedorismo. Também foram realizadas cinco rodas de conversa e 20 oficinas, ministradas por professores do IFPE, Sebrae e Armazém da Criatividade, abordando temas como marketing digital, tráfego pago, design de produtos e inteligência artificial, todos alinhados às tendências mais recentes do mercado de tecnologia e inovação.

O Pavilhão de Exposições foi um ponto central do evento, reunindo importantes instituições e projetos inovadores. O Senac Caruaru apresentou soluções em robótica e realidade aumentada, enquanto o IFPE Garanhuns trouxe iniciativas de eficiência energética e irrigação inteligente. O IFPE Caruaru exibiu um braço robótico e drones, e o IFPE Belo Jardim apresentou o Carrinho Bombeiro, Robô Humanoide, Vaso Inteligente, Óculos Anti-Sono e Braço Robótico. Participaram também o Banco do Nordeste, Fundação Terra, Instituto IDV, Secretaria de Educação de Caruaru, Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Conceição Moura (ICM), MouraTech e a UABJ/UFRPE, promovendo a integração entre o setor educacional e as empresas e estimulando o desenvolvimento da inovação na região.

O evento contou com espaços como a Arena Robótica Copergás, o Espaço Sebrae Startup e o Espaço Gamer. Na Arena Robótica, foram realizadas competições como Futebol de Robôs, Sumô e Cabo de Guerra, com máquinas criadas pelos estudantes. O Espaço Sebrae Startup funcionou como um ponto de conexão, onde empreendedores e startups puderam expandir seus negócios por meio de networking e orientação, impulsionando novas parcerias e oportunidades. Já a Arena Gamer promoveu torneios de League of Legends e Clash Royale, com premiação para os campeões.

Uma das grandes atrações foi o Hackathon Moura, que premiou a equipe WorkSafe AI com R$ 10 mil pela criação de uma ferramenta inovadora para melhorar a ergonomia nas fábricas. As equipes classificadas em segundo e terceiro lugares também terão apoio do Sebrae e da Moura para desenvolver seus projetos, mostrando o impacto direto do festival no mercado de trabalho.

O Jardim Digital também registrou mais de 7 mil dispositivos conectados à internet durante os dois dias de evento, de acordo com dados da Digital, provedora de internet de Belo Jardim, reforçando a dimensão e o alcance do festival.

Com mais de 4 mil participantes e a presença de grandes marcas como Google, Netflix, Ambev, Moura, NIC_BR, CGI_BR, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Copergás, Sebrae, ADEPE, Senac, Itaú, Claro, Finep, Banco do Nordeste, Intelligenti Stefanini, TV Asa Branca, Instituto Claro, Instituto Conceição Moura, Secretaria Estadual de Educação, Porto Digital/Armazém da Criatividade, AmigoTech e Accenture, o evento destacou o potencial disruptivo do Agreste e ampliou as conexões entre educação e mercado. Para José Ferreira, diretor de marketing do Jardim Digital, o festival cumpriu o papel de integrar a região ao cenário de inovação nacional. “O Agreste precisava dessa vitrine de integração e divulgação para destacar a força do seu ecossistema de inovação e tecnologia. Conseguimos mostrar como a educação técnica e superior podem transformar carreiras e negócios,” afirmou.

O festival demonstrou que está se consolidando como um dos maiores do estado, unindo lazer, aprendizado e oportunidades.”Estamos construindo um canal de alto impacto para jovens e profissionais da região, promovendo um ambiente que conecta conhecimento acadêmico e mercado de trabalho”, concluiu Ferreira.

 

Foto: Bruno Campos

PUBLICIDADE