Caruaru realiza ações de combate ao trabalho infantil durante MotoFest 2024

PUBLICIDADE

Durante os três dias de programação do MotoFest 2024, a Prefeitura de Caruaru estará realizando ações voltadas para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. As atividades estão sendo promovidas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), através das Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil em Caruaru (AEPETI),

Ao longo do evento, a equipe de assistência social está atuando com um trabalho de sensibilização e orientação sobre a violação dos direitos das crianças e adolescentes e a identificação de possíveis situações de trabalho infantil, negligência, abuso ou exploração sexual. Além disso, também tem sido feita a orientação da sociedade e dos comerciantes sobre as legislações da proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

A ação é realizada a partir da distribuição de gráficos informativos e da identificação de crianças e adolescentes e seus responsáveis legais para orientá-los sobre a função protetiva da família e as situações de risco social que podem existir.

*AEPETI – Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil*

Criado em 2013, o AEPETI consiste na realização de atividades estruturadas em cinco eixos: Informação e Mobilização, Identificação, Proteção, Defesa, Responsabilização e Monitoramento. Em Caruaru, a equipe atua com atividades permanentes nas feiras livres (Parque 18 de Maio, feira do bairro do Salgado e Boa Vista I e II) e de forma especial em grandes eventos, como: Carnaval, Caruaru – A Paixão Começa Aqui, São João, Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil (18 de maio), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), PE Meu País e eventos natalinos.

Em 2023, Caruaru obteve o melhor desempenho nas ações de enfrentamento ao trabalho infantil aparecendo em 1º lugar no ranking nacional e estadual do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (SIMPETI), do Ministério da Cidadania, repetindo o feito em 2024.

Foto: Elvis Edson/Secom PMC

PUBLICIDADE