Festival Pernambuco Meu País Verão encerra passagem por Recife com segurança reforçada, multidões, diversidade musical e fortalecimento da cultura como política pública

PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A estreia do Festival Pernambuco Meu País Verão, no Recife, idealizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), Fundarpe e Empetur, consolidou o evento como um dos maiores movimentos culturais do estado, reunindo multidões ao longo de três dias de programação gratuita na área externa do Terminal Marítimo de Passageiros. Com um esquema de segurança integrado que contou com a atuação de 1.054 profissionais, o festival garantiu tranquilidade ao público enquanto promovia encontros entre a cultura popular, a música nordestina, o samba, o pagode, o axé, o reggae, o rap e o rock, reafirmando Pernambuco como território de pluralidade cultural e potência criativa.

A abertura foi marcada por uma noite histórica dedicada ao forró, reunindo milhares de pessoas às margens do rio Capibaribe. A programação passeou por diferentes expressões do gênero, com apresentações da Orquestra de Frevo Zezé Corrêa, Ericland, Natanzinho Lima, Henry Freitas e o encerramento apoteótico da banda Calcinha Preta. Ao longo do fim de semana, nomes como Escola de Samba Preto Velho de Olinda, Taiguara Borges, Dilsinho, Cláudia Leitte, Bell Marques, Coco de Umbigada, Cordel do Fogo Encantado, Maneva, Hungria e Capital Inicial transformaram o espaço em um grande palco de celebração da música brasileira.

Presente na abertura oficial do festival na capital, a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, destacou a dimensão estratégica do Pernambuco Meu País enquanto política pública. “Chegar à edição de Verão do Pernambuco Meu País é uma alegria imensa. Esse festival já entrou definitivamente no calendário cultural e turístico do nosso estado. Ele circula por Pernambuco, valoriza a nossa cultura, prestigia os artistas locais e também promove o encontro com artistas de fora, fortalecendo essa troca que é fundamental para o crescimento cultural e econômico”, afirmou.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou o resultado de mais uma edição do Festival Pernambuco Meu País Verão, que aconteceu em Recife. “Um evento seguro que contou com a atuação das forças de segurança. Um trabalho integrado e planejado que garantiu a tranquilidade nos três dias de festa. Sendo empregados mais de mil profissionais, entre policiais militares, civis, científicos e o Corpo de Bombeiros, garantindo tranquilidade para a população e para todos que prestigiaram o festival”, afirmou Alessandro.

Para a diretora de Ações Culturais da Fundarpe e diretora-geral do festival, Carla Pereira, o balanço da etapa Recife confirma o sucesso do modelo descentralizado e democrático do projeto. “O Pernambuco Meu País nasce do compromisso de levar cultura de qualidade para diferentes territórios, ocupando os espaços públicos e aproximando a população das mais diversas expressões artísticas. A passagem por Recife mostrou a força desse encontro entre artistas, público e cidade, reafirmando que investir em cultura é investir em desenvolvimento, identidade e cidadania”, ressaltou.

Além de promover acesso gratuito à cultura, o festival também reafirmou seu impacto econômico e social. A edição de inverno do Pernambuco Meu País, realizada entre julho e setembro, movimentou mais de R$ 200 milhões nas cidades por onde passou, fortalecendo cadeias produtivas ligadas ao turismo, à economia criativa e aos serviços. Em Recife, a edição de verão repetiu esse êxito, aquecendo a economia local e ampliando o fluxo turístico na capital.

Com encerramento marcado por um show celebrado do Capital Inicial, o festival se despediu de Recife com uma resposta massiva do público, coroando três dias de intensa programação e consolidando o Pernambuco Meu País como uma das principais iniciativas culturais do Governo do Estado. A agenda do festival segue durante o Réveillon em Jaboatão dos Guararapes e, em janeiro, nas cidades de Itamaracá e São José da Coroa Grande, ampliando ainda mais o alcance dessa política pública que coloca a cultura no centro do desenvolvimento pernambucano.

Sobre o Festival Pernambuco Meu País

Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), Fundarpe e Empetur, com apoio da Prefeitura de Camaragibe, o Pernambuco Meu País – Edição Verão aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de dezembro no Parque Aldeia dos Camarás.

Na última semana, nos dias 13, 14 e 15, o festival seguiu para o Recife, no Terminal Marítimo de Passageiros, com shows de Calcinha Preta, Dilsinho, Cláudia Leitte e Bell Marques, Cordel do Fogo Encantado e Capital Inicial. A programação continua ainda durante o Réveillon em Jaboatão dos Guararapes e, em janeiro, nas cidades de Itamaracá e São José da Coroa Grande.

Reunindo artistas consagrados e novas vozes da cena local e nacional, o evento reforça o festival como motor de desenvolvimento econômico, cultural e social em Pernambuco, democratizando o acesso à cultura. A edição de inverno, realizada entre julho e setembro, movimentou mais de R$ 200 milhões nas cidades por onde passou, evidenciando que a cultura é também um importante vetor de renda e emprego.

 

PUBLICIDADE