O Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Caruaru (Condema) empossou nesta quarta-feira (28/01) sua nova composição, para o biênio 2026/2027. E a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru está entre as entidades que representam a sociedade civil. Para integrar o quadro de conselheiros, A CDL indicou o conselheiro de honra Severino Montenegro, como conselheiro titular do órgão, e o diretor Marcos Antônio da Silva, como conselheiro suplente.
O Condema conta com 40 representantes, 20 do poder público (14 da Prefeitura de Caruaru, quatro do Governo do Estado (IPA e CPRH) e 2 da Câmara de Vereadores), e 20 da sociedade civil, entre entidades ambientalistas e/ou ecológicas, de categorias profissionais com atuação ambiental, e de classes profissionais, da qual faz parte a CDL Caruaru. O presidente é Renato Lyra, secretário municipal de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. O vice-presidente é o professor Alexandre Henrique Nunes, integrante do Movimento Ecológico SOS Ipojuca.
Criado em junho de 2018, o órgão tem como principal objetivo promover a gestão ambiental participativa, atuando de forma consultiva e deliberativa na preservação, proteção, defesa, recuperação e melhoria da qualidade ambiental do município.
O presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, destaca que o desenvolvimento econômico e a responsabilidade ambiental precisam caminhar juntos: “estar presente no Condema, participando das discussões e decisões sobre o futuro ambiental do município, é uma forma de garantir que o setor do comércio também contribua de maneira ativa e consciente para a construção de uma cidade mais sustentável. Nossa indicação de representantes reforça o compromisso da entidade com o diálogo, com a busca por soluções equilibradas e com a defesa de políticas que promovam crescimento, geração de empregos e, ao mesmo tempo, respeito ao meio ambiente. Caruaru só tem a ganhar quando diferentes setores da sociedade sentam à mesa para pensar, de forma conjunta, o presente e o futuro da cidade”.
Foto: Elvis Edson/Secom PMC









