Raquel Lyra lança o PE.GOV, plataforma com 500 serviços públicos do Estado

PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços do Estado, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta quinta-feira (5), em evento realizado no Centro de Convenções, em Olinda, o PE.GOV, nova interface que consolida mais de 500 serviços públicos do Estado em único ambiente digital. A plataforma faz parte do Programa Pernambuco Digital, maior ação de transformação digital da história do Estado, que terá investido até o final do ano aproximadamente R$ 165 milhões em soluções tecnológicas voltadas a áreas como segurança, saúde, educação e assistência social, por exemplo. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento.

“É com grande alegria que apresentamos à população a plataforma PE.GOV. Ao acessá-la, os usuários encontrarão mais de 500 serviços de diversas secretarias, reunidas em um único local. O objetivo é facilitar a vida dos cidadãos e aproximar o Governo da população. É importante ressaltar que esta é uma plataforma colaborativa, construída com o apoio dos servidores públicos de Pernambuco, e que estará em constante aprimoramento, com a inclusão de novos serviços e melhorias na experiência do usuário, tornando o acesso ainda mais fácil e acessível. Porque tecnologia é encurtar distâncias e aproximar pessoas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A plataforma PE.GOV pode ser acessada no endereço www.pe.gov.br ou via aplicativo, que pode ser obtido gratuitamente por usuários de dispositivos Android ou iOS nas principais lojas de apps. Ela reúne mais de 500 serviços públicos digitais ou não, que a partir de agora poderão ser acessados com muito mais facilidade pela sociedade, pois estarão concentrados em um único ambiente virtual. Entre os serviços disponíveis estão a busca por vagas de emprego, a solicitação de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a matrícula de estudantes novatos da Rede Estadual de Ensino, o agendamento para doação de sangue, o programa Pix e recarga do cartão VEM, por exemplo.

Desenvolvida para ser uma ponte entre o cidadão e o Estado, a Inteligência Artificial (IA) Lis também está presente na plataforma. A IA, representada por uma mulher negra de cabelos cacheados, oferece atendimento em linguagem simples e realiza orientação sobre direitos, serviços e políticas públicas, além de organizar o acesso às informações governamentais de forma clara e acessível. Durante o evento, ela foi apresentada aos presentes por meio de um holograma.

“Todas essas ações representam um avanço histórico para o Poder Executivo estadual, que passa a estar mais presente durante todas as fases da vida das pessoas, antecipando demandas, informando e organizando o acesso a direitos essenciais que promovem maior bem-estar para a sociedade. A plataforma chega para facilitar a vida do cidadão, porque a transformação digital é sobre gente. Nosso objetivo é integralizar todos os serviços públicos do Estado”, afirmou a secretária estadual de Administração, Ana Maraíza.

Entre 2023 e 2025, diversos programas e ações desenvolvidos pelo Governo do Estado foram incorporados ao Pernambuco Digital, que ficou responsável por criar soluções digitais para facilitar o acesso da população a eles. Este é o caso da Farmácia Digital, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES), que foi idealizada para eliminar filas e reduzir o tempo de espera dos usuários que recebem medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Estado.

O serviço online permite o acompanhamento dos agendamentos realizados e seus respectivos históricos, além da consulta de resultados de exames do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), do acesso ao histórico de atendimentos e da solicitação de cancelamento de agendamentos. Além disso, todos os prontuários do Estado já estão 100% digitalizados, podendo ser acessados em qualquer unidade da rede, UPAs 24 horas e nas redes municipais. “Saúde é um cuidado centrado na pessoa. Através do PE.GOV, estamos olhando para todos os cidadãos pernambucanos. Seguimos trabalhando todos os dias no propósito de cuidar de todos”, destacou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Cada nova solução que for lançada pelo Governo do Estado também será incorporada ao PE.GOV. A plataforma possui uma área de login para os usuários, transformando o sistema em uma tecnologia que beneficia a população com mais acesso à cidadania.

“Ao reunir programas e serviços estaduais em um único ambiente seguro e acessível, a plataforma fortalece o apoio ao cidadão ao longo de sua jornada, em todas as fases da vida e em todo o Estado, com o suporte da inteligência artificial Lis”, destacou o secretário-executivo de Transformação Digital, Caio Scheidegger. Fred Vasconcelos, presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI), classificou a nova plataforma como a base da transformação digital pernambucana. “O papel da ATI é garantir que essa plataforma seja segura, integrada e eficiente, facilitando o acesso direto do cidadão aos serviços públicos e modernizando a gestão estadual com tecnologia de ponta”, declarou.

Acompanharam o evento os secretários Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Hercílio Mamade (Casa Militar), Juliana Gouveia (Mulher), Emmanuel Fernandes – Manuca de Zé do Povo (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Cacau de Paula (Cultura), Gilson Monteiro (Educação), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Renato Cirne (Controladoria-Geral do Estado), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Yanne Teles (Criança e Juventude), Ivete Lacerda (Esportes), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos) e Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer); além do delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro Costa; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres; a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti; o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Matheus Freitas, e o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

*POLÍCIA FEDERAL* – Mais cedo, a governadora prestigiou a posse da nova Superintendente Regional da Polícia Federal (PF) em Pernambuco, Adriana Albuquerque de Vasconcelos. A delegada será responsável por investigações de alta complexidade, ações de enfrentamento ao crime organizado, delitos financeiros e operações de segurança institucional. A chefe do Executivo estadual destacou o currículo e a legitimidade da nova superintendente, a segunda mulher a chefiar a PF no Estado.

 

PUBLICIDADE