Apicultores de Noronha participam da Feira de Negócios da Agricultura Familiar de Pernambuco

PUBLICIDADE

Segue, até este domingo (15), a Feira de Negócios da Agricultura Familiar de Pernambuco (Feneaf), promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. O evento acontece na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no bairro do Bongi, no Recife. Fernando de Noronha está representado pelo projeto Noronha Terra, uma associação de agricultores locais da ilha que cultiva produtos orgânicos.

Para a feira, três apicultores levaram para exposição e comercialização o mel natural, sem agrotóxico, produzido na ilha. Em estande próprio, quatro associados ao Noronha Terra estão vendendo o produto, que varia entre R$ 30 a R$ 60, dependendo da quantidade de mel, que vai de 40 ml até meio litro.

O gerente de Meio Ambiente da ilha, Ramon Abelenda, celebra como grande importância a participação dos apicultores e o apoio da Administração na produção artesanal de alimentos em Fernando de Noronha. “Trouxemos os apicultores do arquipélago para que eles possam expor um pouco do trabalho, dos produtos, do mel artesanal que é produzido em Noronha, com a abelha típica da ilha. Sempre incentivamos a economia criativa e a produção artesanal de alimentos, então para todos nós a Feneaf é uma vitrine de exposição para todo o estado de Pernambuco”, disse.

A apicultura mais antiga de Noronha, com mais de 30 anos de experiência na área, Lídia Albuquerque, comemora com entusiasmo ser a maior produtora de mel do arquipélago. Para ela, é uma grande alegria poder expor seu produto produzido de forma totalmente artesanal, com abelhas europeias, que nas américas só existem em Noronha e no Chile.

“É uma experiência bem diferente, viu? Fiquei surpresa com a quantidade de pessoas comprando na feira. Estou achando muito legal poder divulgar mais o nosso produto. Pegamos experiência para nas próximas podermos fazer melhor, seja na produção, no engarrafamento ou na comercialização. Essa feira facilita muito o nosso mel ser mais visto. Por onde ando, as pessoas sempre perguntam pelo mel”, comenta Lídia.

Também apicultora de Noronha, Marta Granville faz questão de ressaltar que é uma produção agrícola que não utiliza agrotóxico, fazendo do mel um produto extremamente puro, sem nenhum tipo de veneno de contaminação. “É uma florada totalmente silvestre, porque são as flores nativas da ilha responsáveis também pelo néctar que faz desse mel especial e muito suave. Precisamos agradecer demais à Administração de Fernando de Noronha, porque é uma possibilidade que a gente tem de expor nosso mel para Pernambuco e talvez até para outras localidades no Brasil”, comemora.

Na florada deste ano, os três apicultores de Noronha ligados ao Noronha Terra produziram cerca de 1,2 mil litros do produto. A superintendente de Desenvolvimento Social do Arquipélago, Nayara Leite, fala do apoio que a Administração dá às mulheres empreendedoras da ilha.

“A maioria do mel que está aqui apresentado é quase todo produzido por mulheres. E é maravilhoso trazermos a mulher para esse cenário de autonomia, de empreendedorismo, com cursos e capacitações, por exemplo, de alimento e bebida, junto com o Sebrae. E a gente está aqui na Feneaf para dar o suporte para as mulheres que já produzem, que já têm uma vida estruturada, no sentido de promover a produção desse tipo de mel”, disse a superintendente.

A abelha responsável por produzir o mel diferenciado é a Apis mellifera, do tipo europeia pura, sem mistura com as abelhas africanas, portanto, mais dóceis, que não atacam. A colheita do mel em Noronha acontece a partir de julho até o início de novembro, período que os apicultores chamam de florada. O mel retirado nessa época é comercializado o ano inteiro, até a próxima colheita.

O Noronha Terra existe desde março de 1988 e tem um espaço de 12 hectares, onde é cultivado, além do mel, alimentos como mamão, banana, coco, caju, feijão verde, beringela, alface, couve, entre outros. A sede da associação fica na Casa de Farinha, na Vila do Boldró.

A Feira de Negócios da Agricultura Familiar de Pernambuco acontece até o próximo domingo (15), com diversos estandes ocupados por produtores de todo o estado. O horário de funcionamento é das 8h às 20h. No domingo vai das 8h até as 13h.

PUBLICIDADE